Bolinho é uma ótima maneira de oferecer peixe no BLW

Uma dúvida comum é como oferecer peixe no blw. Você pode dar peixe ensopado, assado ou grelhado. Se optar por ofertar peixe grelhado, não deixe formar crosta no filé ou retire-a quando for servir ao bebê. Não é recomendado dar peixe cru antes de 3 anos de idade, também, não é recomendado peixe frito por imersão.

O maior risco de dar peixe ao bebê não é o potencial alergênico e sim suas espinhas, por isso, optar por filés e postas sem espinhos e em preparações onde o peixe está picadinho, desfiado ou amassado, assim é possível confirmar que não há nenhuma espinha que possa machucar ou engasgar o bebê.

Além disso, o peixe sempre deve ser de procedência comprovada, fresco ou descongelado de forma segura.

A sugestão que trago hoje é oferecer o peixe em forma de bolinho, pois é fácil do bebê pegar e comer, o peixe fica desfiado e sem espinhas e, ainda, é uma refeição completa em um único bolinho.

Além disso, é possível moldar o bolinho no tamanho adequado para o bebê segurar confortavelmente. Como o alimento precisa ser picadinho ou amassado, um bolinho macio por dentro também é uma forma segura de apresentação, reduzindo o risco de engasgos.

O formato ideal desse bolinho é o croquete, assim ele fica comprido o suficiente para ultrapassar o tamanho da palma da mão do bebê, sobrando espaço para que ele possa comer. Para ficar fácil, a técnica de moldar croquetes utilizando duas colheres (quenelle) resulta no tamanho perfeito! Não fique preocupada, abaixo tem um link ensinando essa técnica. A consistência macia para a mastigação, mas firme o suficiente para não ser esmagado é a desejada.

Conheça a nossa loja

Dar peixe a partir de qual idade?

É ultrapassada a recomendação de oferecer peixe apenas depois de um ano. A recomendação atual é oferecer peixe e outros alimentos com potencial alergênico dentro da janela imunológia (6-12 meses). Entretanto, se tiver casos na família de alergia ao alimento em questão, essa recomendação precisa ser analisada por um pediatra. Atenção! Essa recomendação não é apenas sobre oferecer peixe no blw, mas em qualquer abordagem de introdução alimentar.

Recomendações e observações feitas, vamos à receita!

Bolinho de Peixe servido no Prato com Borda e Ventosa da Aurora, Senhora! – Cique na imagem para comprar o prato

Anote a Receita do Bolinho de peixe:

  • Apta para bebês a partir de 8 meses
  • E apta para quem gosta de comer! 🙂
  • Ótimo formato para bebê com prensão palmar
  • Alérgicos: Não contém glúten nem derivados de leite
  • Rendimento: 24 bolinhos
Ingredientes

Para o Bolinho:

  • Azeite para refogar
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 folha de louro
  • 3 filés de peixe (cerca de 420 gramas) – Pode usar Saint Peter, Pescada, Tilápia, Salmão, Pintado
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de chá de ervas secas (mistura de ervas aromáticas)
  • 1/2 a 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 1 inhame grande cozido bem macio
  • 1 batata grande cozida macia
  • 1 cenoura ralada fina
  • Cheiro Verde à vontade (ou coentro)
  • Pimenta do reino a gosto

Para Empanar:

  • 1 xícara de chá de farinha flocada de milho
  • 1 pitada de alho desidratado granulado
  • 1/2 colher de chá de cebola desidratado granulada
  • 1 colher de chá de ervas secas
  • 1 colher de chá de páprica defumada
Preparo

Em uma panela sobre o fogo médio baixo refogue no azeite a cebola e o alho, pode acrescentar uma pitada de sal* para ajudar a cebola suar. Acrescente o peixe e cozinhe-o de ambos os lados. Durante o cozimento acrescente o limão, as ervas e o gengibre. Depois de cozido, com a ajuda de uma pinça ou garfo, desmanche o peixe ainda na panela com o fogo ligado. Quando o peixe estiver todo desfiado, acrescente a cúrcuma e mexa. Junte o inhame e a batata, amasse-as com a pinça e incorpore ao peixe (você pode amassar os tubérculos antes de acrescentar ao peixe). Junte a cenoura ralada, ajuste o sal*, mexa bem e desligue o fogo. Tampe-o e espere esfriar para, então, modelar.

Prepare a mistura para empanar misturando bem a farinha flocada com os temperos em uma tigela.

Com a massa já fria, molde os bolinhos (veja como modelar usando duas colheres aqui) e empane-os na farinha temperada. Asse em airfryer ou no forno.

——Continua após o vídeo——

Conheça a sessão de utilidades de cozinha na nossa loja

Dicas

Congele

Quem congela sempre tem!
Faça uma quantidade maior que o que será consumido imediatamente, assim, você consegue garantir pelo menos mais uma refeição em um único trabalho.
Congele o bolinho ainda cru. Para isso, leve ao freezer todos os bolinhos arrumados num tabuleiro. Depois de congelados, coloque-os em um saquinho. Pode manter congelado por 3 meses. Não descongele para assar.

Ervas Secas

Você pode fazer sua própria mistura de ervas (tomilho, manjerona, cominho, alecrim…). Se for utilizar algum mix já pronto, veja se não contém sal, açúcar ou aromatizantes sintéticos.

Sal

Apesar do sal ser permitido em pouca quantidade desde o início da introdução alimentar, o ideal é separar uma porção da massa do bolinho sem sal. Para isso, não acrescente o sal no refogado de cebola, faça toda o processo da receita e quando estiver pronta (sem sal), separe uma parte da massa antes de ajustar o sal.

 

Continue acompanhando essa sessão do blog e o instagram, vira e mexe publico receitinhas que desenvolvi.

 

 

Home Blog
Tags:
Categoria:

Escrito por Daniela Foltran

Sou mãe de 3 meninas e 1 coelho. Cresci no sítio e vim sozinha para a selva de pedra. Defendo a amamentação e o fortalecimento dos vínculos. Acredito no desenvolvimento pleno da criança, no valor das oportunidades de experimentar cores, texturas, aromas e sabores. Luto pelo comer e brincar livremente sem sobrecarregar quem cuida, sem aumentar o trabalho e os cestos de roupas sujas. Minha missão? Espalhar autonomia e ajudar com o trato da a bagunça que todo esse aprendizado causa.
Scroll to Top