Biscoito de Natal para Bebê

Fazer biscoito de Natal é uma tradição da minha desde antes de eu ter minhas filhas. Depois, com elas ainda bebês, já participavam da cozinha. Agora, quando chega dezembro, as meninas cobram quando vamos fazer os Gingerbreads.

Lógico que as receitas desses biscoitos levam muito açúcar e não são indicadas para bebês. Por isso, desenvolvi uma receita de Biscoito de Natal Baby Friendly e Vegano, isto é, uma receita de Gingerbread sem açúcar ou produto de origem animal.

Anote a Receita do Biscoito de Natal para Bebê:

  • Apta para bebês a partir de 9 meses
  • E apta para quem gosta de comer! 🙂
  • É um biscoito macio e suave para ser agradável aos bebês
  • Alérgicos: Contém glúten
  • Dura cerca de 3 dias em pote fechado na bancada
Ingredientes
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • ¼ colher de chá de cravo da índia em pó
  • ¼ colher de chá de noz moscada em pó
  • ¼ colher de chá de de sal
  • ½ xíc de chá de óleo de côco
  • ½ xíc de chá de purê de tâmaras medjol*
  • ½ xíc de chá de purê de maçã* (+ ½ xícara reserva)
Preparo

Misture os ingredientes secos. Acrescente o óleo e misture. Acrescente o purê de tâmaras e misture. Por fim, acrescente ½ xíc de purê de maçã e homogenize a massa com as mãos. A massa não cola na mão nem nas superfícies. O ponto dela é macio, não ressecado. Se preciso, acrescente aos poucos colherinhas de purê de maçã para chegar ao ponto certo.
Cubra a bacia e leve à geladeira por no mínimo 2h. Depois é só abrir a massa, cortar e assar em forno médio até ficar douradinho.

Conheça a sessão de utilidades de cozinha na nossa loja

——Continua após o vídeo——

Dicas

Congele

Quem congela sempre tem!
Se não for consumir tudo imediatamente, congele os biscoitinhos assim que estiverem frios após assados. Para isso, leve ao freezer os biscoitos de natal arrumados num tabuleiro. Depois de congelados, coloque-os em um saquinho. Pode manter congelado por 3 meses. Eles descongelam rapidinho em temperatura ambiente. Se for colocar no microondas, aqueça por poucos segundos (sugiro que coloque 10 segundos e se necessário coloque mais 10 segundos, teste como funciona no seu microondas). Ele fica mais macio que o fresco.

Especiarias

A quantidade de especiarias na receita desse gingerbread é para resultar em um sabor suave para bebês, se você desejar acentuar o sabor, sinta-se a vontade para aumentar essas quantidades.

Purês utilizados na receita

Os purês precisam ser bem lisos para que o biscoito de natal tenha uma boa textura. Caso encontre algum pedacinho de tâmara na massa basta retirá-lo.
Se você fez o biscoito de maçã, já sabe como preparar o purê de maçã. Se não fez, dê uma olhadinha lá.
O purê de tâmara também é fácil de fazer, dê uma olhadinha nesse vídeo.

Para Assar Certinho

Mantenha a espessura e tamanho dos biscoitos o mais uniforme possível para que todos os biscoitos assem na mesma intensidade no mesmo tempo. Se desejar fazer biscoitos de tamanhos diferentes, acomode-os em tabuleiros distintos e leve-os separadamente ao forno, assim cada tabuleiro com um tamanho de biscoito de natal assará por vez.

Utensílios

Nada é indispensável, mas existem utensílios que facilitam a vida de quem cozinha:

Confeito

Até os 2 anos de idade não se deve oferecer alimentos açucarados, se apenas crianças a partir dessa idade ou adultos forem consumir esse biscoito, você pode confeitar com glacê.

Crie Memórias

Aproveite essa receita e prepare-a com sua criança, será um momento de diversão e gerará ótimas memórias. Quem sabe não se torna uma tradição de Natal como aconteceu na minha família?

Fazer Biscoito de Natal é uma tradição na nossa família. Emilia usa avental aurora, senhora!

Continue acompanhando essa sessão do blog e o instagram, vira e mexe publico receitinhas que desenvolvi.

 

Home Blog
Tags: ,
Categoria:

Escrito por Daniela Foltran

Sou mãe de 3 meninas e 1 coelho. Cresci no sítio e vim sozinha para a selva de pedra. Defendo a amamentação e o fortalecimento dos vínculos. Acredito no desenvolvimento pleno da criança, no valor das oportunidades de experimentar cores, texturas, aromas e sabores. Luto pelo comer e brincar livremente sem sobrecarregar quem cuida, sem aumentar o trabalho e os cestos de roupas sujas. Minha missão? Espalhar autonomia e ajudar com o trato da a bagunça que todo esse aprendizado causa.
Scroll to Top