Não ofereça apenas comida em pedaços na introdução alimentar

Um dos “erros” que podem ser cometidos por quem optou pela abordagem BLW é oferecer apenas comida em pedaços.

BLW é muito além que um método de introdução alimentar no qual o bebê come com as mãos pedacinhos de comida. BLW tem a ver com permitir e respeitar a autonomia e apetite do bebê, fornecendo oportunidades para que ele possa conhecer a maior variedade possível de sabores e texturas além de desenvolver um bom relacionamento com os alimentos.

Conheça a nossa loja

Na verdade, a introdução alimentar, independente da abordagem escolhida, tem essa primeira finalidade: ajudar o bebê a construir um relacionamento saudável com os alimentos, respeitando sua saciedade e fornecendo os mais variados sabores e texturas.

Da mesma forma que quem opta por oferecer papinha deve evoluir a textura para cada vez menos amassado até chegar aos pedaços, restringir a oferta apenas a pedaços ou bolinhos pode trazer as mesmas dificuldades de aceitação de texturas diferentes (contato tátil e visual ou deglutição) enfrentado por quem sempre recebeu apenas papinha. No caso, a criança alimentada apenas com pedaços de alimento pode demonstrar recusas de purês ou caldos.

A dica valiosa é: VARIE!

Assim como você oferece diversos alimentos, ofereça-o de diferentes formas. Vez ou outra sirva purês ou caldos. Se não quiser sempre oferecer caldo na colher, sirva-o num copinho. Dessa forma, você amplia as formas de reconhecer os alimentos e as texturas, ajudando no processo de aceitação.

Continue acompanhando essa sessão do blog e o instagram, para mais conteúdo sobre Introdução Alimentar.

Na loja da Aurora, Senhora! você encontra todos os acessórios e utensílios para uma introdução alimentar tranquila e com bagunça reduzida.

 

Home Blog
Categoria:

Escrito por Daniela Foltran

Sou mãe de 3 meninas e 1 coelho. Cresci no sítio e vim sozinha para a selva de pedra. Defendo a amamentação e o fortalecimento dos vínculos. Acredito no desenvolvimento pleno da criança, no valor das oportunidades de experimentar cores, texturas, aromas e sabores. Luto pelo comer e brincar livremente sem sobrecarregar quem cuida, sem aumentar o trabalho e os cestos de roupas sujas. Minha missão? Espalhar autonomia e ajudar com o trato da a bagunça que todo esse aprendizado causa.
Scroll to Top