Pizza para bebê

Oferecer pizza para o bebê deve ser uma decisão bem tomada, afinal esse é um alimento que pode estar cheio de aditivos, além de conter excesso de sal. Mas, como eu falo em Comi o ABC, comer vai muito além de saciar a fome e nutrir o corpo.  Nesse além, entra a socialização e o pertencimento familiar. Por isso, incluir seu bebê incluir seu bebê no dia da pizza acaba trazendo diversos benefícios! Mas veja bem, não estou falando em oferecer a pizza comum que nós adultos somos acostumados a consumir. Existem alternativas mais saudáveis e uma delas é essa aqui que executei junto com a Emilia Cicolo lá no meu Instagram:

Pizza Babyfriendly

Essa é uma mini pizza de frigideira caseira sem ovos. Faça a escolha do queijo com base na preferência da família e na quantidade de sal presente nele. A receita é da Emilia Cicolo e pode ser consumida por bebês a partir de 12 meses.

  • Apta para intolerantes ao glúten (se usar aveia sem glúten)
  • Apta para alérgicos a ovos
  • E apta para quem gosta de comer! 🙂
  • Atenção: leite e derivados

Ingredientes
Massa
1 colher de sopa cheia de iogurte natural
1/4 xícara de chá de farinha de aveia
1 pitada de sal
1 fio de azeite ou óleo

Sugestão de Recheio
1 colher de sopa cheia de molho de tomate
1/4 xícara de chá de queijo muçarela ralada (ou 2 fatias)
Rodelas de tomate
Orégano

Preparo Em uma tigela, coloque o iogurte com o sal e adicione aos poucos a farinha de aveia. No início recomendo utilizar uma colher para mexer e, depois, mexer com as pontas dos dedos. O ponto da massa é quando formar uma massa única que não grude nas mãos. Espalhe um fio de azeite ou óleo vegetal de seu costume com um pincel ou papel toalha na frigideira ainda fria. Achate a bolinha de massa entre as mãos e, se necessário, finalize a modelagem do disco amassando a massa na própria frigideira. Leve ao fogo médio-baixo até dourar a parte de baixo. Vire, adicione o recheio e tampe para ajudar o queijo a derreter.

foto Emilia Cicolo

Considerações

  • Como dito antes, esse recheio é apenas uma sugestão! Use a criatividade e o gosto pessoal para variar. Aqui, sucesso é pizza de brócolis com queijo meia cura, tomate e orégano.
  • Os queijos mais indicados a partir de 12 meses são os brancos (frescal, ricota, cottage) tanto pelo percentual de gordura como pelo teor de sódio. Se a opção for utilizar muçarela, busque por opções com baixo teor de gordura e sódio. Para isso, leia o rótulo.
  • Você pode substituir o iogurte por kefir ou leite vegetal, mas pode ser que seja necessário utilizar mais farinha.
  • Se você multiplicar a receita por 4, consegue fazer uma pizza grande no forno ao invés da frigideira.

Conheça a nossa loja

Se você tiver tempo e disposição, aproveite para deixar a criança participar, nem que seja colocando uma folhinha sobre a pizza. (se tiver o Comi o ABC aproveite para registrar o momento).

Agora, uma aviso importante, essa pizza é delícia e não é cheia de todos os aditivos que devemos evitar, mas não é por isso que ela vai se tornar rotina na sua casa. Pizza, só de vez em quando!

Se você quer assistir a live para ver o passo-a-passo, inclusive o ponto ideal da massa, clique na imagem:

 

Home Blog
Categoria:

Escrito por Daniela Foltran

Sou mãe de 3 meninas e 1 coelho. Cresci no sítio e vim sozinha para a selva de pedra. Defendo a amamentação e o fortalecimento dos vínculos. Acredito no desenvolvimento pleno da criança, no valor das oportunidades de experimentar cores, texturas, aromas e sabores. Luto pelo comer e brincar livremente sem sobrecarregar quem cuida, sem aumentar o trabalho e os cestos de roupas sujas. Minha missão? Espalhar autonomia e ajudar com o trato da a bagunça que todo esse aprendizado causa.
Scroll to Top