Qual babador impermeável devo escolher?

Babador impermeável liso ou estampado, existe diferença entre eles?

Você já deve ter ficado na dúvida entre tantas opções, não é?

Afinal, qual a diferença entre o babador impermeável liso e o estampado? Pois bem, a única coisa que eles não têm em comum é o tecido.

Enquanto os babadores lisos são feitos em nylon impermeável, os estampados são confeccionado em PUL.

Nylon Impermeável

O nylon impermeável é um tecido de linha no mercado. Consiste em um tecido de poliéster que recebe uma camada de PVC líquida que quando esfria forma uma película impermeabilizando o tecido. Isso faz com que o plástico entre também entre as fibras do tecido, quase que impossibilitando que o tecido molhe em si.
Entretanto, esse tipo de impermeabilização torna o tecido não respirável e a gramatura varia bastante com o lote. Isso significa que tem vez que o tecido vem mais fino e maleável e tem vez que o tecido fica mais grosso e rígido.
Como é um tecido de linha, apresenta menor custo em relação aos tecidos estampados, mas pode ter opções limitadas conforme a disponibilidade do fornecedor.

PUL

PUL significa poliéster com lâmina de poliuretano.
Se você utiliza fraldas ecológicas saberá de qual tecido estou falando.
É um tecido respirável. Ele é feito de uma malha de poliéster tipo helanca que recebe uma lâmina de plástico tipo poliuretano. Esse tipo de impermeabilização é chamada de filme de barreira, o que significa que o tecido chega a absorver um pouco do líquido, mas o filme plástico não deixa que a sujeira chegue na roupa.
O PUL é um tecido feito sob-encomenda pela tecelagem.
É um tecido que apresenta alguns diferenciais como:

  • é respirável;
  • o poliuretano é mais maleável e confortável, um plástico mais moderno;
  • praticamente não existe variação de espessura do tecido entre os lotes;
  • como é um tecido feito sob-encomenda, ele pode ser estampado com nossas estampas exclusivas ou com as cores que quisermos, saindo do comum.

A praticidade, durabilidade e proteção são as mesmas em qualquer dos dois, embora o estampado ofereça um toque mais suave e uma leve absorção.


Note a diferença de textura

Atualmente, a aurora, senhora! tem modelos nas duas opções de tecido impermeável, além das opções de tecido absorvente (algodão ou microfibra de poliéster) com o forro impermeável.

O que é importante saber sobre tecidos impermeáveis

Existem duas formas de impermeabilizar um tecido: colar um plástico nele ou aplicar um produto líquido que faz com que o tecido tenha repelência a água.

Infelizmente, ambos os tratamentos têm seus limites, vantagens e desvantagens. O problema da impermeabilização por plástico é que vai chegar um momento que esse plástico descolará do tecido, causando sua descamação. O problema do líquido repelente é que esse tratamento sai em cerca de 20 a 30 lavagens domésticas.

A forma de prolongar a aderência desses produtos no tecido seria utilizando ainda mais produtos químicos, que muitas vezes não são aconselháveis para o contato com alimentos. Aqui, priorizamos a saúde e acreditamos que manter o produto atóxico é uma decisão soberana, mesmo que isso implique em finitude da capacidade impermeabilizante.

Como explicamos lá em cima, o babador é feito de um tecido que recebe uma laminação plástica.
É como um corino de sofá, em algum momento essa delaminação ocorrerá. Por padrão, o tempo para essa delaminação ocorrer é longo (mínimo de 6 meses) se as orientações de cuidado forem seguidas: não torcer, não lavar em água quente ou fora do saquinho na máquina. Lavar a mão é um dos cuidados para prolongar a durabilidade. É importante não fazer movimento de esfregar, mas utilizar uma escova macia no sentido das fibras do tecido.

 

Fiz esse infográfico abaixo para te ajudar a entender melhor as semelhanças e diferenças.

Restou alguma dúvida?

Escreve aí embaixo que te explico rapidinho! 😉

Texto atualizado em 26 de agosto de 2021

Home Blog
Categoria:

Escrito por Daniela Foltran

Sou mãe de 3 meninas e 1 coelho. Cresci no sítio e vim sozinha para a selva de pedra. Defendo a amamentação e o fortalecimento dos vínculos. Acredito no desenvolvimento pleno da criança, no valor das oportunidades de experimentar cores, texturas, aromas e sabores. Luto pelo comer e brincar livremente sem sobrecarregar quem cuida, sem aumentar o trabalho e os cestos de roupas sujas. Minha missão? Espalhar autonomia e ajudar com o trato da a bagunça que todo esse aprendizado causa.
Scroll to Top