Temperos para a comida do bebê

A comida do bebê pode ter temperos? Quais são os temperos permitidos? Vem cá aprender um pouquinho.

A gente já sabe que não se deve utilizar sal na comida dos bebês até um ano de idade, apesar de o guia alimentar do Ministério da Saúde permitir uma pequena quantidade, sempre é melhor não adicionar. Mas isso quer dizer que a comida vai ficar sem gosto? Obviamente que não! Na verdade isso é uma concepção da mente adulta. Nosso paladar já conhece diversos sabores de alimentos e também a capacidade do sal em intensificar estes sabores. 

Mas é preciso lembrar que as nossas preferências alimentares não vêm somente do sabor dos alimentos. As cores, cheiros, texturas e a apresentação do prato fazem toda a diferença. E é aí que entram os temperos na comida do bebê. Sim os deliciosos temperinhos conseguem acentuar ou até mesmo modificar o sabor de alguns alimentos. E o melhor de tudo é que não existe restrição alguma quanto a oferecer eles para os nossos bebês. Ou seja, desde o inicio da introdução alimentar já podemos (e devemos) oferecer preparações com temperos naturais e, de preferência, frescos.  

 

Vale lembrar também que no inicio da introdução alimentar é o melhor momento para oferecer os mais variados alimentos e preparados de maneiras diferentes para estimular nossos pequenos a explorar e a comerem de tudo, diminuindo assim, a seletividade alimentar na fase adulta.

Além disso, muitos temperos tem efeitos benéficos para o organismo dos bebês.

O alecrim que é ótimo para a memória. O manjericão que é um bom antioxidante. A sálvia que auxiliar bastante na digestão.

Além disso, os temperos são fontes de nutrientes e minerais que podem complementar a alimentação para que nossos filhotes tenham uma nutrição adequada. 
E você quais temperos costumam usar? Quais os preferidos dos pequenos da casa?
Que tal da próxima vez que for cozinhar uma batatinha, acrescentar uma alecrim, ou colocar uns grãozinhos de mostarda junto do arroz na hora do cozimento?!
Vamos usar nossa criatividade e deixar as refeições utilizando os temperos para a comida do bebê dos nossos filhos mais nutritivas e saborosas.

___

Esse texto é mais uma contribuição do Nutricionista Tharles Setti 
Acompanhe aqui as postagens dele.

Home Blog
Categoria:

Escrito por Daniela Foltran

Sou mãe de 3 meninas e 1 coelho. Cresci no sítio e vim sozinha para a selva de pedra. Defendo a amamentação e o fortalecimento dos vínculos. Acredito no desenvolvimento pleno da criança, no valor das oportunidades de experimentar cores, texturas, aromas e sabores. Luto pelo comer e brincar livremente sem sobrecarregar quem cuida, sem aumentar o trabalho e os cestos de roupas sujas. Minha missão? Espalhar autonomia e ajudar com o trato da a bagunça que todo esse aprendizado causa.
Rolar para cima
Pular para o conteúdo