Legumes cozidos na água ou no vapor?

Cozinhar os legumes na água o no vapor? Essa é uma das perguntas que mais recorrentes de mamães e papais que estão iniciando a introdução alimentar dos seus filhotes, sempre existe essa preocupação com relação aos nutrientes dos alimentos e qual a melhor maneira de prepará-los, aproveitando ao máximo o que cada um oferece.

Bom, vamos conversar um pouco sobre a idéia por trás do BLW. O principio é sempre oferecer autonomia para os bebês, porém incluir a criança no ambiente familiar também é um dos principais pontos do processo, e a gente faz isso cozinhando a comida do bebê o mais parecido possível com a do restante da família, quando possível oferecemos exatamente o mesmo que estamos comendo certo?!

Adquira os livros aqui

Pois, com isso em mente, vamos pensar em qual a melhor maneira de preparar os legumes. Nutricionalmente falando é indiscutível que legumes cozidos no vapor mantém mais nutrientes (principalmente os micronutrientes como os minerais e as vitaminas) do que cozidos diretamente na água. Porém, isso não significa que o vapor mantenha todos os nutrientes, alguns vegetais podem perder até 30% de algumas vitaminas e/ou minerais mesmo no vapor.

Legumes cozidos na água continuam sendo infinitamente melhores que alimentos industrializados

Agora vamos pensar culturalmente, hoje no Brasil, uma boa panela para cozimento no vapor não costuma ser muito barata e não é rotina de toda família brasileira. Nesse caso temos que entender que cozinhar legumes na água continua sendo infinitamente melhor do que oferecer alimentos industrializados para nossos filhos.

Portanto, o mais importante em qualquer rotina alimentar é utilizar comida de verdade, e manter a rotina familiar mais próxima do que sempre foi, e caso essa rotina não seja tão saudável, aproveitar o momento da introdução alimentar para mudar o padrão da família toda!  

Aprenda mais sobre introdução alimentar aqui

___

Esse texto é mais uma contribuição do Nutricionista Tharles Setti 

Home Blog
Categoria:

Escrito por Daniela Foltran

Sou mãe de 3 meninas e 1 coelho. Cresci no sítio e vim sozinha para a selva de pedra. Defendo a amamentação e o fortalecimento dos vínculos. Acredito no desenvolvimento pleno da criança, no valor das oportunidades de experimentar cores, texturas, aromas e sabores. Luto pelo comer e brincar livremente sem sobrecarregar quem cuida, sem aumentar o trabalho e os cestos de roupas sujas. Minha missão? Espalhar autonomia e ajudar com o trato da a bagunça que todo esse aprendizado causa.
Rolar para cima
Pular para o conteúdo