Como usar a bolsa de sementes?

A bolsa de sementes é uma alternativa às compressas de água ou de gel comumente encontradas em farmácias. Como essas outras bolsa, a bolsinha de semente pode ser usada como quente ou fria dependendo da função desejada.

Bolsa de Sementes como Compressa Quente

A compressa quente é ótima para cólicas do bebê ou cólicas menstruais e torcicolos. Por isso, investir em uma bolsinha de sementes vai te trazer benefícios para muito além dos primeiros meses do bebê.
No site do Doutor Dráuzio Varella é possível entender que a compressa quente ajuda nessas siatuações por ter um efeito de relaxante muscular.

Para usar como compressa quente – esquente por 30 segundos no microondas, experimente na sua pele e depois, com a certeza de que a temperatura está adequada, coloque na barriguinha do bebê. Muitas vezes, apenas o peso da bolsa já ajuda, sem nem precisar esquentar.

Bolsinha como Compressa Fria

A compressa fria serve para aliviar a dor batidas e hematomas assim que eles ocorrem, ou em até 48h após isso. A compressa fria vai causar uma vasoconstrição, isto é, os vasos sanguíneos e linfáticos se contraem e têm o fluxo reduzido, diminuindo o extravasamento de sangue e linfa no local da lesão.
Para usar como compressa fria, basta deixar a bolsa de sementes no freezer embalada em um saco plástico para proteção da umidade.
Conselho de mãe de 3: é sempre bom manter uma compressa de sementes protegida pelo saquinho plástico no freezer, principalmente quando se tem crianças em casa. Por isso, o indicado é ter 2 bolsinhas: uma que morará no freezer e outra para as necessidades de compressa quente. (No meu caso, inúmeras moram no freezer, já que é comum as 3 crianças sofrerem “acidentes” diariamente.

Compre nossas bolsas de sementes

Como é a Bolsa de Sementes da Aurora, Senhora!

Compressas de sementes podem ser feitas com uma diversidade de grãos. Alguns fabricantes, usam ervas para dar um cheiro e outros efeitos terapêuticos à bolsinha.  As nossas bolsas de sementes são recheadas apenas de alpiste – que tem a propriedade de absorver calor rapidamente e liberar o calor de forma lenta – e não acrescentamos nenhuma outra erva com aroma, pois podem ter impactos em alergias respiratórias. Caso você queira que sua bolsinha tenha algum cheirinho especial, basta pingar algumas gotinhas de óleo essencial no tecido.

Os tecidos que utilizamos são os retalhos que ficam do corte do Nani – assim, evitamos desperdício de material e firmamos nosso compromisso com um consumo consciente.

Atenção!

As compressas quentes e frias podem prejudicar a pele sensível e, dependendo da temperatura e do tempo de aplicação, podem até causar queimaduras. Teste sempre a temperatura antes de aplicar e não exceda 15 minutos no local.

Veja também: Aprenda como praticar o Tummy Time com o seu bebê

Adaptação do Texto de Daniela Rotbande, idealizadora do Nani, publicado originalmente no Blog Meu Nani em 15/11/2018

Home Blog
Categoria:

Escrito por Daniela Foltran

Sou mãe de 3 meninas e 1 coelho. Cresci no sítio e vim sozinha para a selva de pedra. Defendo a amamentação e o fortalecimento dos vínculos. Acredito no desenvolvimento pleno da criança, no valor das oportunidades de experimentar cores, texturas, aromas e sabores. Luto pelo comer e brincar livremente sem sobrecarregar quem cuida, sem aumentar o trabalho e os cestos de roupas sujas. Minha missão? Espalhar autonomia e ajudar com o trato da a bagunça que todo esse aprendizado causa.
Scroll to Top