Como congelar cada tipo de alimento

Já falamos sobre como congelar a comida, mas temos mais dicas para te dar!

A gente pode saber dos princípios sobre congelamento e descongelamento, mas sempre bate aquela dúvida se tal comida ficará gostosa depois de congelada e descongelada. Reunimos várias dicas aqui para você!

Como congelar e descongelar frutas, verduras, legumes, cereais e tubérculos

A maioria dos vegetais podem ser congeladas. O processo de congelamento é um pré-beneficiamento que preserva o alimento e menos agride suas características nutricionais.

Como os vegetais congelados já ficam prontos para consumo/preparo é necessário que sejam congelados limpos e previamente cortados. Por isso, os processos abaixo são universais para quaisquer alimento:

  1. Faça a seleção do alimento, eliminando partes amareladas, amassadas ou murchas;
  2. Lave e higienize os alimentos;
  3. Corte-os;
  4. Faça o branqueamento e resfriamento, quando necessário;
  5. Embale em pequenas porções, preferencialmente em sacos plástico e retire todo o ar;
  6. Identifique o alimento, coloque também a data de congelamento e o prazo de validade;
  7. Armazene adequadamente no congelador.

Abaixo, você verá sugestões de como armazenar e utilizar alguns alimentos após o descongelamento.

Verduras e Legumes:

  • Abobrinhaberinjela ou abóbora: corte em rodelas ou pedaços com cerca de 1,5cm e faça o branqueamento (Leve para cozinhar por 3 minutos. Retirando do fogo, passe por água fria para interromper o cozimento). Escorra bem o excesso de água e leve para congelar. Use diretamente nas preparações, como em refogados ou sopas.
  • Alho-poró e cebola: congele cru(a), já picado(a). Use diretamente nas preparações, como refogados, tortas ou sopas.
  • Beterraba: corte em pedaços de cerca de 1cm e leve para cozinhar por 6 minutos. Escorra bem a água e congele. Use diretamente nas preparações.
  • Brócolis e couve flor: limpos, leve os pedaços de brócolis para cozinhar em água fervente por 4 minutos. Em seguida, passe em água fria e congele-os soltos e, somente então, ensaque-os. Não descongele para usar. Utlize em preparações como refogados, tortas, molhos ou bolinhos enriquecidos.
  • Couve: pique as folhas em fatias finas, depois de estarem limpas e secas. Seque-as e congele. Use congeladas diretamente do fogo, como um refogado. Para não formar água na panela, use o fogo alto. Outra forma de variar o cardápio é utilizando-a em farofa ou cozinhando junto ao arroz.
  • Espinafre: separe as folhas, lave-as e coloque em um escorredor de arroz. Passe água fervente nelas e leve para congelar. Como a folha murcha, você pode congelar em formas de gelo para, depois, conseguir ensacar. Use diretamente no fogo ou, pique e acrescente nos mini-hambúrgueres ou bolinhos nutritivos.
  • Pimentão: retire as sementes e a ponta e pique já no tamanho em que costuma usar. Congele cru e use diretamente nas preparações.
  • Salsinha e cebolinha: pique-as depois de limpas e secas. Congele em seguida e use sem descongelar.
  • Tomate: retire a pele e sementes e bata a polpa. Congele em forma de gelo para depois ensacar. Use como base para molhos e caldos. Você também pode congelar o molho de tomate caseiro já pronto em pequenas porções, como nesses potinhos especiais.
  • Vagem: Lave-as, corte as extremidades e seque-as. Se tiver hábito de usá-las picadas, pode picar antes de congelar. Congele soltas em uma travessa para depois ensacar. Use diretamente nas preparações.

Frutas

  • Abacaxi: corte em cubos e congele para poder usar em sucos.
  • Banana: bem madura, corte em rodelas finas e leve para congelar. Processada, ela vira um sorvete delicioso.
  • Manga: congele em pedaços pequenos para, depois, usar em sucos, doces ou sorvetes.
  • Melancia: corte em cubos e congele para fazer sucos. Você pode também espetar um palito e fazer um picolé para as crianças.
  • Morango: limpos e sem os talos, congele-os. Use em sucos, geleias ou sorvetes.
Conheça a nossa loja

Cereais e Tubérculos

  • Batata: cozinhe e amasse. Pode incorporar manteiga e leite para já deixar um purê pronto e levar para congelar em cubinhos de gelo. Descongele no microondas ou em banho-maria.
  • Mandioca: congele crua depois de descascada e cortada em pedaços. Leve para cozinhar congelada.
  • Milho: cozinhe as espigas até os grão ficarem macios. Retire os grãos e leve-os para congelar. Use sem descongelar.

Lembre-se! Congelar alimentos ajuda a manter uma alimentação saudável além de trazer economia de tempo e dinheiro.

Home Blog
Categoria:

Escrito por Daniela Foltran

Sou mãe de 3 meninas e 1 coelho. Cresci no sítio e vim sozinha para a selva de pedra. Defendo a amamentação e o fortalecimento dos vínculos. Acredito no desenvolvimento pleno da criança, no valor das oportunidades de experimentar cores, texturas, aromas e sabores. Luto pelo comer e brincar livremente sem sobrecarregar quem cuida, sem aumentar o trabalho e os cestos de roupas sujas. Minha missão? Espalhar autonomia e ajudar com o trato da a bagunça que todo esse aprendizado causa.
Scroll to Top