Você sabe o que é tummy time?
É um termo em inglês para falar de um momento bem comum na rotina dos bebês: ficar de barriguinha para baixo. Muitos pais já praticam o Tummy Time, mas poucos sabem a importância de deixar o bebê brincando no chão.
O fato de mudar a perspectiva dos bebês é capaz de abrir um mundo novo de possibilidades e oferecer um grande salto para novas descobertas durante os primeiros meses de vida do seu filho.
Apesar de simples, a prática traz muitos ganhos para o bebê. O primeiro é, por funcionar como um verdadeiro exercício físico, o movimento fortalece a região do pescoço, do abdômen, dos braços e pernas. Essa preparação ajuda a deixar os membros cada vez mais prontos para os próximos marcos do desenvolvimento infantil.
Antes de começar a engatinhar, sentar e andar, o bebê precisa fortalecer os músculos correspondentes para ganhar autonomia nos movimentos. Por isso o tummy time ou o tempo de barriguinha para baixo é tão importante para os pequenos.
Quando começar a deixar o bebê de bruços?
Você já pode praticar o tummy time logo após o nascimento do seu bebê. Você pode começar deixando-o de bruços no seu colo durante alguns minutos, uma ou duas vezes por dia. Pode ser que o seu bebê reclame, mas é importante que ele fique nessa posição nem que for por alguns segundos.
Com o tempo, seu bebê irá se acostumar e você vai poder deixá-lo de bruços com uma frequência maior e por mais tempo. Quanto mais forte os músculos do pescoço, mais tempo ele vai curtir e poderá aproveitar a barriguinha pra baixo em um tapete de atividades.
Lembre-se de sempre supervisionar o seu bebê quando ele estiver de bruços. Se ele estiver muito agitado, tente novamente em outro momento.
Como deixar o tummy time mais divertido?
As primeiras vezes de ficar de bruços pode ser desafiador para o bebê. Ficar de barriga para baixo pode ser muito divertido ou um pouco incômodo, mas tudo é uma questão de tempo. Para transformar esse momento em um tempo bem divertido, confira essas dicas:
- Escolha a hora certa: o tempo será melhor aproveitado se o bebê estiver acordado e disposto. Dormir, só de costas, segundo órgãos de saúde da criança, nacionais e internacionais. Deixe a brincadeira para fazer durante o dia.
- Prepare o ambiente: deixe o chão mais gostoso e protegido com um tapete de atividades. É importante usar um material que não seja fofinho demais, já que é melhor que a superfície firme esteja estável.
- Eleve o rosto do chão: quanto mais novinho o bebê, menor a força no pescoço. Para evitar que o rosto do bebê fique em contato direto com o chão, utilize uma almofada para apoiá-lo, a almofada de amamentação pode ser utilizada nesse momento.
- Deixe mais atraente: brinquedos e mordedores que chamem a atenção de seu bebê, principalmente aqueles com cores bem alegres e vibrantes. Para estimulá-lo ainda mais, deixe em volta do bebê a uma pequena distância, para que ele comece a se esforçar para alcançá-lo.
- O tempo certo: conforme o bebê cresce, esse tempo pode aumentar. Comece com poucos minutos e aumente aos poucos. Você perceberá que o pescoço começará a estar mais fortalecido e ele movimentará para explorar o ambiente visualmente.
Reforçando! Sempre supervisione o bebê quando ele estiver de bruços.